Blog Rosy Santos

Será se você já errou na hora de da um feedback??

Oie.... Chegueeeiiii com mais um post.
dessa vez sobre FeedBack' uma ferramenta eficaz para a evolução pessoal e profissional.

Será se em algum momento você já fez um feedback incorreto??

Vamos conferir agora o feedback correto?? 
Tipos de feedback ↴↴↴


Tem como objetivo reforçar um bom comportamento e estimular a sua repetição



Sua meta é modificar uma conduta por meio de um discurso claro e justo, que ressalte as falhas sem ofender a pessoa.




É caracterizado por uma fala desencorajadora, realça pontos negativos e não propicia mudanças.




Envolve 3 fases. destaque dos pontos positivos, apresentação dos aspectos a serem melhorados e conclusão com palavras de encorajamento.

Mais então o que será que funciona e o que não funciona??

Funciona:


  • Visar á solução dos problemas e ao aprimoramento das habilidades.
  • Fazer a pessoa sentir-se compreendida e motivada a agir.
  • Esclarecer os pontos que merecem atenção e estimular a busca de melhorias.
  • Encorajar, focar no aprendizado, criar confiança e incentivar a cooperação.Aumentar a autoconfiança de quem está recebendo o feedback.
Não funciona:

  • Fazer o outro duvidar da sua própria capacidade e sentir-se sem saída.
  • Reclamar mais que esclarecer o problema.
  • Minar a autoconfiança e a motivação do colaborador.
  • Ressaltar apenas as fraquezas e ignorar os pontos fortes.
  • Enfatizar a culpa e criar situações de confronto e de insegurança.
Mais e ai, como dar e receber FeedBack??

DAR


1. No inicio da conversa, destaque as qualidades do ouvinte. Isso ajuda a quebrar a resistência.

2. Ressalte o que precisa ser melhorado. O foco deve ser o comportamento a ser mudado, e não a identidade da pessoa.

3. Faça um discurso equilibrado. abordando pontos positivos e negativos. Assim, o interlocutor mantém uma boa autoestima ao receber críticas.

4. Escute o que o tem a dizer para que ele se sinta confortável em expor dúvidas e dificuldades.

5. Discuta as mudanças que podem ser adotadas, oriente nas tarefas e, junto com o funciónario, crie um plano para atingir os objetivos.

6. No fim do diálogo, confirme se as informações foram entendidas e encoraje o colaborador a aperfeiçoar-se 

OUVIR

1. Antes de receber o feedback, faça uma autoavaliação, refletindo sobre o seu comportamento atual.

2. Demonstre interesse pelo que o avaliador tem a dizer, mesmo que discorde. Lembre-se de que essa é uma oportunidade de crescimento.

3. Se tiver dúvidas, questione. Tenha uma conduta proativa, buscando detalhes, fatos e exemplos para entender melhor os pontos destacados.

4. Evite os mecanismos de defesa e aceite as críticas para que haja uma melhoria  em seu desempenho.

5. Aproveite dicas para traçar novas metas e mantenha o foco em resultados práticos e concretos.

6. Peça novos feedbacks á medida que quiser verificar a eficácia de sua performance.



Este foi o post, espero que você que acabou de ler tenha gostado. Bjok´s da Rosy



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